Centro de Educação Profissional
Do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo
Área do Aluno:
Institucional | Diretoria | Artigos

Luta contra o fator previdenciário

Por Miguel Eduardo Torres / Presidente

O movimento sindical voltou a Brasília, mais uma vez, em dezembro de 2012, para retomar sua vigília e pressionar pela extinção do Fator Previdenciário. O objetivo é fazer com que o projeto alternativo ao fator, a fórmula 85/95, que leva em conta a soma da idade com o tempo de contribuição no momento da aposentadoria, seja votado pelo Congresso Nacional ainda em 2012.

Na Assembleia do Conselho de Representantes da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos), em dezembro, o deputado e presidente da Força Sindical, Paulinho, convidou os 120 dirigentes metalúrgicos de todo o país presentes para ajudar nesta ação. Reforçamos também um pedido de apoio à luta aos metalúrgicos presentes ao evento comemorativo dos 80 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Queremos que a pressão cresça, tanto no Congresso quanto nas portas de fábrica, para acabar com o Fator Previdenciário e garantir que as aposentadorias não tenham mais os seus valores achatados.

O Fator leva em conta a idade, o tempo de contribuição e a expectativa de vida do trabalhador no momento da aposentadoria. Sua aplicação no cálculo do benefícios provoca perdas de até 45% no valor das aposentadorias.